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Hábitos Alimentares, como mudar?

Postado em 28 de outubro de 2018 por Natália Dourado

Tenho certeza que você, em algum momento da vida, já pensou em como mudar os hábitos alimentares, mas até agora não encontrou a solução?

Já se perguntou a quanto tempo você planeja perder peso e não saiu do mesmo lugar? Quantas vezes você já utilizou argumentos como esses?

• Ter uma alimentação saudável é muito caro! Mas o seu guarda roupa está cheio de roupas novas;

• Eu não tenho tempo! Mas passa horas do dia nas redes sociais;

• Eu não gosto de fazer atividade física! Quantas atividades diferentes você já experimentou? Será mesmo que não se encaixa em nenhuma;

• Tenho esposo (a) e filhos (a), não dá para fazer dois tipos de comida! Quem disse que isso é necessário? O que é saudável para você, é para eles também; E assim vai…

Mas fique tranquilo, você não é a primeira e nem será a última pessoa a passar por esse processo, aliás posso até te dizer que é normal. A boa notícia, é que você pode mudar isso quando quiser!

É possível criar novos e bons hábitos e excluir os maus hábitos, mas essa não é uma tarefa tão simples, e o seu cérebro sabe muito bem disso. Ainda mais, hábitos que carregamos muitas vezes desde infância, como comer massa aos domingo por exemplo.

A mudança de hábito requer um esforço muito grande do seu cérebro!

O cérebro é um músculo e precisa ser exercitado

“É como quando você começa a fazer uma atividade física”, você fica muito cansado e dolorido e a vontade de continuar no dia seguinte é quase nenhuma, e muitas vezes você desiste. O mesmo acontece com seu cérebro quando você começa a mudar um hábito, ele gasta muita energia e se cansa, e é aí que você desiste, onde deveria continuar até se tornar um processo natural no seu dia a dia, como escovar os dentes por exemplo; Você não tem esforço cerebral nenhum, porque já se tornou um hábito, ou será que você acorda e pensa: preciso passar o creme dental na escova, abrir a torneira, molhar a escova, fechar a torneira, fazer movimentos circulares…? Aposto que não! Isso porque já se tornou um hábito. Mas tenha certeza que na segunda guerra mundial isso não era nada comum e não foi nada fácil introduzir esse hábito nos soldados.

Alguns estudos dizem que o processo de mudança de hábito, leva 21 dias até se tornar natural, mas com base na minha experiência posso afirmar que isso não é uma regra. Considerando que cada um tem um perfil diferente com características individuais, o tempo que vai levar para mudança de hábito, também será diferente de acordo com cada um, o que vale mesmo é não se sabotar com desculpas esfarrapadas, insistir e nunca desistir.

Cada pessoa tem o seu próprio tempo

Se você gostou de saber um pouco mais sobre mudança de hábito, sugiro a você a leitura do livro: O poder do hábito de Charles Duhigg. Esse livro vai te ajudar muito a entender melhor como funciona os mecanismos de mudança de hábito no seu cérebro, e ajudará você a sair da zona de conforto. Afinal, perder peso é só uma consequência de seus hábitos!

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