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O que fazer para emagrecer

Postado em 23 de junho de 2019 por Natália Dourado

Antes de pensar no que fazer para emagrecer, é necessário que você se pergunte: Como você tem vivido atualmente?

Ao contrário do que muitos pensam, emagrecer não é algo simples que se resume na forma em que você se alimenta, mais em todo percurso que o alimento faz ao passar pela sua boca e ao sair pelas suas fezes (sim, é muito importante observar o seu cocô a cada vez que você evacuar).

Além disso, como tem sido as suas noites de sono, a sua prática de atividade física e o seu consumo de água? Quanto tempo você passa na frente de dispositivos visuais como tv, celular, computador, etc? Está satisfeito com seu trabalho? Tem passado momentos de estresse no seu dia? O que você tem feito para sair da rotina? Essas são questões que devem estar totalmente alinhadas para que o seu corpo comece a pensar em emagrecer, ou melhor dizendo, perder gordura ruim e de fato você se tornar um indivíduo saudável e de vida longa.

Pra você emagrecer, o seu metabolismo precisa funcionar em todos os sentidos!

Imagine que o seu metabolismo é um carro, e o alimento é o combustível que faz ele andar. Agora, imagine que a bomba que leva o combustível até o motor está defeituosa, limitando a chegada do combustível; o carro vai falhar.

Agora imagine que está chegando o combustível certinho, mais os pneus estão furados, o que acontece? E se ele estiver aquecendo demais?

O mesmo acontece com o seu corpo, para que você emagreça o seu metabolismo precisa estar funcionando corretamente. Mais o que é metabolismo afinal?

Metabolismo é o conjunto de transformações, num organismo vivo, pelas quais passam as substâncias que o constituem: reações de síntese (anabolismo) e reações de desassimilação (catabolismo) que liberam energia. Simplificadamente falando, é tudo que entra e tudo que sai do seu corpo.

Isso quer dizer, que para você emagrecer corretamente é necessário que todos os seus mecanismos estejam funcionando perfeitamente, só assim a sua máquina (seu corpo) vai conseguir utilizar a sua gordura em excesso em forma de energia e você passará a emagrecer naturalmente e sem sacrifícios surreais. Dentro desses mecanismos, podemos destacar os hormônios, que são de extrema importância, por exemplo:

Ativação da melatonina para você “emagrecer dormindo”

Esse hormônio é um dos principais responsáveis para que você atinja o estágio de sono ideal, e você tenha uma noite de sono satisfatória. Para que ele funcione adequadamente é necessário ajustar o seu ciclo circadiano, sugiro que comece reduzindo estímulos visuais a noite;

Controle d0 cortisol, o hormônio do “estresse”

Uma vida onde o seu dia é muito conturbado há um aumento dele de forma demasiada, levando a uma série de desequilíbrio, como por exemplo a gordura visceral. Aquela famosa barriga dura, muito comum em homens;

Regulação da Serotonina, o hormônio do “bem estar”

Esse é muito comum ser baixo em pessoas com depressão por exemplo. Esse hormônio faz você “ter prazer pela vida”. É produzido no intestino e levado ao cérebro por meio de neurotransmissão. Portanto, o seu sistema intestinal deve estar em perfeito funcionamento para ser absorvido. Nesse caso, a disbiose intestinal é um fator muito importante a considerar.

Isso sem contar, no seu sistema respiratório, cardiovascular, linfático, imunológico, etc. Todos tem funções específicas e todos trabalham em equipe. Não podemos esquecer também dos nossos ossos, cartilagens e músculos, sem eles não paramos em pé, portanto fuja do sedentarismo e pratique atividades físicas, aliás é um bom início para sair desse ciclo vicioso e começar a emagrecer de verdade.

Há, e não tenha pressão! O corpo é biológico e cada um tem um tempo diferente para se adaptar, o que não pode é não começar.

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