Blog

EXPANSÃO DO PALADAR

Postado em 16 de fevereiro de 2022 por Natália Dourado

A expansão do paladar, na minha opinião, se não for a única, é a principal forma de nos tornarmos saudáveis para sempre.

Quando falamos de alimentação e nutrição, quanto mais variedades de alimentos você consumir, mais diversidade de nutrientes você terá, o que é ótimo. Os nutrientes são a base da construção humana, sem eles não existe vida!

A busca por uma boa alimentação, se tornou cada vez mais frequente de alguns anos pra cá, porém pela falta de um paladar expansivo, essa busca, para alguns, se torna uma verdadeira tortura. 

Você já deve ter visto alguém, adulto, próximo de você, que não come vegetais por exemplo, ou só come apenas um tipo de carne, ou só come se tiver um determinado molho específico, etc. Isso é mais comum do que você imagina, acredite, a “restrição alimentar” está presente na maioria das famílias.

Essa é uma condição, que na maioria das vezes inicia-se na infância, na construção do paladar. Para construir o paladar de uma criança,  é preciso que os pais tenham, conhecimento, calma, paciência e tempo, não é uma tarefa fácil, não mesmo, eu entendo, mas, é aí que tudo começa…

A criança passa a não querer comer principalmente legumes e verduras, depois faz seletividade de alimentos e até greve de fome em alguns casos, e assim por diante. Os pais por sua vez, diante disso, tendem a fazer a vontade do filho e muitas vezes até substituir o que seria saudável e ideal, por alimentos industrializados e cheios de açúcar, sempre com a intenção dê: “melhor comer do que ficar sem comer”, o que é um erro, na minha opinião.

Outro fator que pode contribuir para restrição, é uma experiência negativa que você já tenha passado com determinados alimentos, por exemplo: comeu e passou mal, comeu uma preparação feita de forma errada, etc.

Enfim, temos muitos motivos que podem nos levar a restrição do paladar, mais precisamos apenas de um motivo, para ser melhor, ter vida longa com qualidade!

O paladar é mutável, mesmo que você não tenha comido algo, por quase uma vida inteira, é possível que você passe a gostar muito, mais esse é um caminho gradativo, é preciso que primeiro você esteja disposto a experimentar, sem julgar.

Quando não gostamos ou achamos que não gostamos de determinado alimento, temos um pré-conceito e já comemos com a crença limitante de que não vai ser bom, por isso o desafio é experimentar, sem pensar.

É preciso voltar ao passado e experimentar, como se você nunca tivesse comido antes, com a mente livre para o novo.

No começo vai ser sim um pouco difícil, tudo que é novo, assusta, mas, se insistir no mesmo alimentos diversas vezes, o seu corpo vai aceitar aquele sabor e entender que agora ele faz parte da sua vida, e a cada vez que comer mais fácil vai ficar. Aumente as quantidades aos poucos, no seu tempo, mais sempre de forma progressiva, vai ver que em pouco tempo, vai estar consumindo tudo, ou quase tudo que não comia antes. 

Somente com a expansão do paladar você terá sucesso, independente da estratégia nutricional que seguir, porque todas elas são dependentes de comer alimentos, e pode ter certeza, assim você conseguirá ser saudável em qualquer lugar do mundo sem sofrimento.

A alimentação é algo simples e natural, é intrínseco, só precisamos escolher comer direito.

Agende aqui a sua Consulta

    Agende sua consulta via Whatsapp


    (12) 98214-3984